segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

eusebio e c.ronaldo




Eusébio RONALDO

Trabalho realizado por: bruno e Hugo 6h
Futebol pag 3

Cálcio fiorintino pag 3

O soule pag 3

A história do futebol pag 5
FUTEBOL
O primeiro registro de um esporte semelhante ao futebol nos territórios bretões vem do livro Descriptio Nobilissimae Civitatis Londinae, de Willian Fitztephe, em 1175. A obra cita um jogo (semelhante ao soule) durante a Schrovetide (espécie de Terça-feira Gorda), em que habitantes de várias cidades inglesas saíram à rua chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. A bola simbolizava a cabeça de um invasor.
Por muito tempo o futebol foi meramente um festejo para os ingleses. Lentamente o esporte passou a ficar cada vez mais popular. Tanto que, no século XVI, a violência do jogo era tamanha, que o escritor Philip Stubbes escreveu certa vez: "Um jogo bárbaro, que só estimula a cólera, a inimizade, o ódio, a malícia, o rancor." - O que de fato, era verdade. Era comum no esporte pernas quebradas, roupas rasgadas ou dentes arrancados. Há noticias até de acidentes fatais, como a de um jogador que se afogou ao pular de uma ponte para pegar a bola. Houve também muitos assassinatos devido a rivalidade entre times. Por isso, o esporte ficou conhecido como mass football, "futebol de massa".
Em 1700, foi proibido as formas violentas do futebol. O esporte, então, teve que mudar, e foi ganhando aspectos mais modernos. Em 1710, as escolas de Covent Garden, Strand e Fleet Street passaram a adotar o futebol como atividade física. Com isso, ele logo ganhou novos adeptos, que saíram de esportes como o tiro e a esgrima. Com a difusão do esporte pelos colégios do país, o problema passou a ser os diferentes tipos de regra em cada escola. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés, e uma com os pés e as mãos. Criava-se, assim, o football e
O cálcio FIORENTINO
Não por acaso os italianos chamam hoje o futebol de calcio. O esporte foi criado em Florença, e por isso, chamado de calcio fiorentino. As regras só foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O esporte se espalhou rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália.
O SOULE
Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C.. As regras do soule variavam de região a região. Seu nome também, onde era chamado de choule na Picardia.
O Futebol é um desporto colectivo disputado em equipas de onze jogadores cada. A sua origem é das mais remotas e indefinidas. Vários são os locais e épocas em que aparecem os "jogos de bola". Existem muitas versões para o surgimento do futebol, mas a verdade, é que praticamente todas as civilizações antigas registaram jogos com bola e que foram precursores do futebol contemporâneo.
Era costume chutar crânios de inimigos derrotados. Mais tarde, esses crânios foram substituídos por bolas de couro com a finalidade de treinar soldados. 16 Jogadores dividiam-se em duas equipas para jogar com uma bola de couro, cheia de cabelos, de pé em pé, sem derrubar, dentro de duas estacas que ficavam fincadas no chão e ligadas por um fio de cera. No entanto, a bola mais antiga de que se tem conhecimento é egípcia.
Chutando uma bola feita de fibras de bambu, que media cerca de 22 centímetros de circunferência. O campo tinha aproximadamente 200 metros quadrados. Era proibido o contacto corporal e participavam oito jogadores. China e Japão chegaram a disputar partidas entre si.
O jogo grego chegou a Roma e, na Idade Média, transformou-se no Harpastum ou Soule, um jogo onde militares se dividiam em defensores e atacantes para disputar a partida. Todos realmente violentos, permitindo-se usar os pés e as mãos e cuja participação era de 54 jogadores, 27 para cada lado assim distribuídos: 15 corredores, 5 sacadores, 4 dianteiros e 3 guarda-redes. Eram verdadeiras batalhas de socos, pontapés, golpes baixos, rasteiras, ocorrendo às vezes casos de morte.
Foi na Inglaterra que o futebol foi organizado, sistematizado e popularizado. O tamanho do campo é fixado em 80 por 120 metros e os postes teriam um metro de largura. A bola era de couro, cheia de ar, e deveria passar entre os postes. O número de jogadores foi determinado. O futebol, a partir de então, passou a fazer parte do quotidiano dos estudantes e dos filhos dos nobres. Numa conferência realizada em Cambridge, em 1848, estabeleceu-se um código único de regras.
Um ano antes da formação da Football Association, que teve como base o regulamento de Cambridge, Escócia e Inglaterra empataram a zero no primeiro jogo de futebol internacional, nos moldes actuais. Pouco antes de se profissionalizar, o futebol viu o seu primeiro torneio internacional: a Taça Inter Britânica. Finalmente, em 1885, iniciava-se o profissionalismo no futebol. No ano seguinte era criado o International Board, entidade encarregada de fixar e eventualmente mudar as regras do jogo. Em 1897, uma equipa inglesa chamada Corinthian fazia sua primeira excursão fora da Europa, ficando uma temporada na África do Sul.

Sem comentários: