sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Prémio Nobel



O que é o prémio Nobel?
R: São atribuídos anualmente no dia 10 de Dezembro, aniversário da morte de Alfred
Nobel, às pessoas que fizeram pesquisas importantes, inventaram técnicas pioneiras, ou deram contribuições destacadas à sociedade.

Quem é o Alfred Nobel?
R: Era filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil e inventor, e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada.

Quais são os portugueses que ganharam o Prémio Nobel?
R: Três jovens estudantes portugueses ganharam sexta-feira um dos terceiros prémios da Secil Universidades 2006 e venceram um dos três prémios atribuídos.
-Em que ano?
R: 2006.
-Em que categoria, justificar?
-Em ciência, Luís Gargaté, Um investigador português abriu caminho para gerar a protecção de satélites ou naves espaciais ao criar uma animação sobre a expansão de um plasma no espaço, uma simulação que lhe valeu um prémio nos Estados Unidos.Na 20ª Conferência Internacional de Simulação Numérica de Plasmas, realizada em Austin, Luís Gargaté conquistou o Prémio Óscar Buneman de melhor visualização científica, na categoria de animação, com um filme de uma bolha de gás que se expande no espaço ao ser atingida por radiação solar, criando determinadas características no campo magnético e eléctrico.
Filipe Carvalho Desde cedo que um dos maiores hobbies de Filipe Carvalho foi o Freestyle de futebol. Troques feitos com uma bola que levavam horas a preparar até tudo dar certo. Paixão, gosto e muito tempo dedicado tinham, segundo este aluno do terceiro ano de Cinema da UBI, de ser partilhados. Quando o seu pai comprou uma câmara de filmar, Filipe Carvalho descobriu o instrumento perfeito para captar as suas primeiras imagens e tornar-se realizador de um filme onde era, ele mesmo, o actor principal.
Nobel da Literatura 2007 para Doris Lessing O Prémio Nobel da Literatura 2007 foi hoje atribuído a Doris Lessing, nascida em 1919 em Kermanshah, então Pérsia. o Comié considera-a a escritora épica da experiência feminina que com cepticismo, ardor e poder visionário perscruta uma civilização dividida.
Filha de um oficial do exército britânico que sofreu graves amputações na ! Guerra Mundial, viveu no actual Zimbabwé até 1949, ano em que foi viver para a Grã-Bretanha. A sua obra consagrou-a uma das grandes escritoras da actualidade. A vivência na sociedade racista foi retratada em «A Erva Canta» (1950), que aborda temas como a violência e a sujeição da mulher a um mundo dominado por homens.

Sem comentários: